O QUE É FACHADA?
São consideradas um fator importante para uma obra no setor comercial. É a fachada que entra primeiro em contato com o cliente e juntamente com a composição da vitrine colaboram para destacar a atenção do público.
É ideal que ela transmita a identidade da loja e do produto por isso é fundamental que tenha um bom profissional da área para a escolha de materiais para a fachada. A identificação do comércio é rápida e para uma loja bem sucedida é preciso obedecer a um conjunto de fatores, entre elas é a aparência do local. Por isso é bom ter um arranjo harmônico com os conceitos da marca e o entorno em que ela será inserida.
De inicio é preciso ter em mente quem é o publico alvo e reconhecer o estilo do comércio ou que tipos de clientes pretende atender. Após essa definição os detalhes de materiais, acabamentos e desenho de fachada serão escolhidos de acordo com a intenção e o programa de necessidades.
Exemplos de Modelos para usar
A Letra Caixa é um dos métodos mais antigos e clássicos de sinalização e criação de letreiros. Elas são uma excelente opção para renovar a sua fachada. A sofisticação e o destaque físico que as letras caixa trazem são suas grandes vantagens, fazendo com que sejam a forma de comunicação externa preferida de empresas de destaque, como multinacionais, escritórios de advocacia e indústrias.
As letras podem ser confeccionadas em diversos tipos de materiais, o que faz o seu custo benefícios e adaptar muito bem a todo os tipo de orçamento disponível dos clientes finais. Os tipos de materiais são:
• Chapa de Aço Galvanizado
• Chapa de Aço Inox
• Chapa de Aço Escovado
• MDF (madeira)
• PVC Expandido
• Acrílico
LUMINOSOS
No termo luminosos qual a diferença entre outdoor, frontlight, backlight, painel luminoso, empena e triedro?
A nomenclatura utilizada pelo meio publicitário para definir algumas estruturas de mídia externa constantemente causa confusão. Vamos tentar tornar esta diferenciação o mais simples e fácil possível:
Outdoor
Mídia externa que fica a margem de ruas e rodovias, que tem formato 9x3m e veiculação por meio de bi-semana. Os materiais mais comumente utilizados são: papel e lona. Também são usados apliques em madeira.
Frontlight
O frontlight é um painel de estrutura metálica no qual se prende uma lona com a propaganda impressa. A iluminação da arte é externa e frontal. Os tamanhos padrão são 6x3m e 3,5×5,5m, mas outros formatos também são utilizados.
Backlight
O backlight é um painel de estrutura metálica no qual se prende uma lona translúcida com a propaganda impressa. A iluminação vem por dentro da estrutura, por trás da lona. Um bom exemplo de backlight são os anúncios de pontos de ônibus, mas estes usam papel alta alvura 150gm2 em impressão 4/3 cores.
Painel Luminoso
São painéis instalados em prédios e fachadas para indicar que naquele ponto está a empresa “X”. São comumente utilizados como parte do projeto de sinalização das empresas e não comercializados como mídia tradicional. Usualmente possuem estruturas padrão backlight, mas podem ser encontrados com frontlights. Em fachadas também e muito comum a utilização de letras caixa com iluminação direcionada ou com LED por baixo das letras.
Empenas
As empenas são grandes estruturas para a veiculação de propagandas em paredes cegas (paredes sem janelas) de edifícios. Ou seja são anúncios muito grandes mesmo. Antigamente eram pintadas à mão, mas atualmente tem suas artes impressas em lonas e são iluminadas frontalmente. Em algumas cidades as empenas são proibidas para não aumentar a poluição visual.
Fachada em Alumínio Composto (ACM)
ACM, Aluminium Composite Material, em português, Material Composto de Alumínio. Um material composto por 3 camadas sendo 2 lâminas de alumínio e 1 camada de polietileno de baixa densidade.
A característica principal pela qual você deve pensar em utilizá-lo é a sua incrível beleza e avalorização imediata do local / peça onde ele é aplicado. Cada vez mais os arquitetos e designers tem utilizado o ACM para valorizar e conferir um visual inovador, moderno e único.A maleabilidade das peças é mais uma das vantagens desse composto. Ele pode ser dobrado ou cortado de várias maneiras dependendo do resultado a ser alcançado, como ranhuras em forma de “V” ou retangulares são fresadas no lado do verso dos painéis sem necessidade de virar a placa para fazer as dobras.
Maleabilidade do material permite criar verdadeiras obras de artes em formas de edifício, uma vez que fica resolvido um dos maiores desafios, o de adaptar um material aos contornos da edificação.
Comparado com o custo das placas sólidas há também uma enorme vantagem no que diz respeito ao custo e também à sustentabilidade já que a utilização do alumínio é limitada ao revestimento, ao contrário do que ocorre em uma placa maciça. Pelo exposto, investir nesse tipo de revestimento tem se provado cada vez mais como uma alternativa de alto retorno.
E aí, ainda está com dúvidas em escolher a fachada certa para a sua empresa?
A UP Curitiba tem as melhores soluções inovadoras e serviços de alta qualidade para o seu negócio.