A Comunicação Visual de uma empresa é um dos pontos mais importantes de sua identidade. Por isso, é importante contratar um fornecedor que realmente possa suprir a demanda da empresa com qualidade, agilidade e bom atendimento. Confira nossas dicas para não errar na escolha da empresa certa de comunicação visual.
1) Tenha claro qual é o tipo de projeto e a proposta da empresa
Há no mercado fornecedores de outros segmentos que terceirizam sua produção de comunicação visual. Por exemplo, há gráficas que possuem maquinário apenas para impressões offset, mas que, ao serem procuradas por clientes ou para conquistarem mais uma fatia de mercado, acabam também aceitando outros trabalhos de comunicação visual. Para atendê-los, essas gráficas terceirizam a produção. Esse modelo de trabalho pode ser bastante arriscado, visto que a empresa contratante terá menor controle sobre a produção e poderá ver comprometidos o prazo e a qualidade do seu projeto.
Assim, antes de contratar um fornecedor, tenha bastante claro qual é sua expertise. Dê preferência a fornecedores que sejam especialistas no tipo de projeto que sua empresa precisa desenvolver, ele certamente poderá atendê-lo melhor e propor soluções mais assertivas para seu projeto.
2) Pesquise sobre a reputação da empresa no mercado
Outro passo importante para a escolha da empresa certa de comunicação visual é pesquisar sobre a sua reputação no mercado. Você poderá buscar auxílio de sua rede de contatos e da internet – verifique se há ocorrências em sites como o Reclame Aqui, confira os comentários sobre a empresa nas mídias sociais e busque pelo nome do fornecedor em sites de pesquisa como o Google.
Com isso, você poderá verificar se normalmente os clientes dessa empresa ficam satisfeitos com seus serviços, se há reclamações ou elogios sobre eles. A reputação de uma empresa é um bom indício sobre o tipo de trabalho que ela poderá prestar a você, por isso, esteja atento.
3) Confira a qualidade dos produtos do fornecedor
Peça indicações de outros trabalhos já realizados e confira a qualidade de entrega da empresa. Procure projetos que sejam semelhantes ao que você precisa desenvolver e veja fotos ou, preferencialmente, confira pessoalmente a qualidade de materiais já produzidos.
4) Avalie a política de preços da empresa
A política de preços é outro fator importante. É preciso que ela seja bastante transparente já no primeiro contato. Avalie se o preço praticado é condizente com a sua verba e com a média de mercado. Preços muito acima ou abaixo da média podem ser um alerta de que você precisa continuar a sua pesquisa por fornecedores. Lembre-se de conferir também as condições de pagamento do fornecedor.
Uma dica é verificar se a empresa faz o registro das negociações em contrato, isso garantirá que o preço combinado seja cumprido e dará mais tranquilidade e transparência para a sua negociação.
5) Pesquise sobre os tipos de materiais e matérias-primas utilizados pelo fornecedor
Esse é um dos principais pontos a serem avaliados para encontrar a empresa certa de comunicação visual. Materiais inferiores podem gerar um custo menor, entretanto sua durabilidade e qualidade certamente ficarão comprometidas.
Verifique se é possível agendar uma visita no fornecedor, lá você poderá conferir melhor o seu modo de trabalho, processo logístico e as matérias-primas utilizadas. Nessa visita, você poderá, ainda, conferir que tipo de maquinário ele possui, se é compatível com o que ele lhe informou e se estão em boas condições.
Busque a melhor opção para a sua empresa, levando em conta os fatores acima. A escolha da empresa certa de comunicação visual é essencial para que o seu projeto seja bem produzido e traga os resultados esperados.
Precisa de mais ajuda com Comunicação Visual?
Estamos à disposição para ajudá-lo, veja nosso catálogo de serviços ou agende a visita com um de nossos consultores. Tire todas as suas dúvidas e torne o seu projeto realidade.