Saiba por que investir em sinalização interna em seu estabelecimento
Estabelecimentos comerciais, nas quais as vendas são feitas por meio do atendimento ao público devem ter uma comunicação visual eficiente. Isso começa com uma sinalização interna que possua elementos capazes de guiar e informar os clientes.
Através dela, uma empresa pode indicar promoções, a localização de produtos ou serviços, facilitar o acesso e a organização de funcionários e clientes e até mesmo criar um ambiente atraente esteticamente.
Se ainda não investiu na sinalização interna de sua empresa, siga lendo o nosso artigo e veja qual é a importância de incluir esses elementos visuais na sua estrutura. Para criar uma comunicação visual eficiente, o certo é contratar uma equipe especializada. Assim você evita imprevistos futuros com qualidade de material ou escolhas erradas de posicionamento dos itens.
Sinalização para os clientes
Imagine alguém em uma loja em que não consegue encontrar o que precisa, ou não sabe como chegar a um setor ou sala por falta de sinalização. Provavelmente, essa pessoa não ficará motivada a voltar para o local e muito menos para indicá-lo a outras pessoas.
Seja em uma loja ou em um restaurante, por exemplo, o ideal é que os clientes consigam encontrar facilmente indicações de onde ficam os banheiros, caixas, saídas de segurança e produtos.
No final das contas, tudo isso contribui para que as pessoas tenham boas experiências em relação a empresa – o que é determinante para que tenham vontade de retornar e até mesmo indicar o negócio para outros possíveis consumidores.
Tipos de sinalização
Na hora de planejar a sinalização interna de seu estabelecimento, tenha em mente que ela pode ser classificada em três categorias.
Sinalização de segurança: placas indicando perigo (como piso molhado, por exemplo), saídas de emergência, extintores de incêndio e interdição de corredores durante uma reposição de estoque. É importante incluir esses itens no estabelecimento, assim dessa forma, é possível proteger e alertar as os clientes que circulam pelo local.
Sinalização arquitetônica: esse item inclui sinais que têm o objetivo de informar e guiar os clientes. Podem ser utilizadas para indicar valores, além de acessos a locais como banheiros, provadores, elevadores, escadas, caixas entre outros.
Sinalização promocional: utilizada para divulgar produtos e serviços. Exemplos: placas, banners, faixas e adesivos podem instigar o olhar do público-alvo e incentivar uma visita ao estabelecimento ou até mesmo uma compra.
Dicas para uma sinalização eficiente
As pessoas geralmente dão uma olhada rápida nas placas. Por isso, escreva poucas palavras e tenha certeza de que os desenhos sejam legíveis e de fácil entendimento, capazes de indicar com clareza e de modo sucinto locais ou informações.
Além disso, é preciso sempre conferir se as placas e outras formas de sinalização estão posicionadas nos locais corretos, de modo a informar e indicar eficazmente. Também procure um equilíbrio: nem placas demais, nem de menos, para não sobrecarregar a visão e desviar a atenção do público em relação ao que realmente foram buscar.
Planejando a sinalização
Na hora de planejar a sinalização interna de seu estabelecimento, leve em conta as dicas comentadas no texto. Não esqueça que esse recurso é parte da comunicação visual e é essencial para que os clientes se sintam satisfeitos no local.
Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, nos mande uma mensagem. Não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos nas redes sociais.